Ford Ka recebe zero estrela em teste de segurança do Latin NCap

Deu ruim para o Ford Ka! Depois de conseguir 4 estrelas em 2015, o terceiro carro mais vendido do Brasil passou novamente pelo teste de colisão realizado pelo Latin NCap e levou zero estrela para passageiros adultos, na escala que vai de um a cinco. Já a proteção a crianças chegou a três estrelas, índice também fraco. Foram testadas as versões hatch e sedã do modelo.

A baixa nota na proteção, se deve principalmente por causa dos padrões mais rigorosos novo teste de impacto lateral. Segundo o órgão independente de segurança viária, mesmo com dois airbags dianteiros, o Ford Ka hatch apresentou um desempenho pobre no teste de impacto lateral, simulando uma batida a 50 km/h, mostrando níveis altos de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda do pilar B no habitáculo e abertura da porta.

A mesma falta de proteção adequada para ocupantes adultos em caso de colisões laterais foi um dos critérios que deu zero estrela neste ano para Chevrolet Onix. Vale lembrar que, diferente da Europa, onde o crash-test faz parte do processo de homologação de um novo modelo, a legislação brasileira não exige a realização obrigatória dos testes de colisão.

Ford Ka recebe zero estrela em teste de segurança do Latin NCap 1

A proteção infantil foi aceitável no teste de batida ganhando três em cinco estrelas possíveis. “Contudo, o modelo não oferece cintos de três pontos em todas as posições, a sinalização de ancoragens Isofix é deficiente e não conta com a possibilidade de desligar o airbag do passageiro”, disse o Latin Ncap.

Confira abaixo o vídeo dos testes do Latin NCAP:

Ford Ka / Figo + 2 Airbags

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Sair da versão mobile