A Ford anunciou nos Estados Unidos a volta do Mustang Mach 1, revivendo o famoso cupê fastback que estreou na primeira era de ouro dos “muscle cars” em 1969.
Nessa época, havia uma larga gama de carros com motor V8, tração traseira e duas portas, feitos para dois passageiros ou mais.
Além do Mustang, Chevrolet Chevelle, Ford Torino e Dodge Challenger são exemplos de Muscle Car fabricados entre 1960 e 1970.
O novo Mustang Mach 1 deve ser lançado nos Estados Unidos ainda este ano, como ano-modelo 2021, oferecendo aos fãs do esportivo o máximo desempenho com motor V8 5.0 aspirado. Mas, agora como edição limitada.
Procurando carros com motor 5.0? Confira algumas ofertas no site usadosBR
“O Mach 1 tem um lugar especial na história do Mustang e chegou a hora dessa edição especial assumir o primeiro lugar em termos de desempenho com motor V8 5.0 na nossa linha, oferecendo também o máximo de precisão e valorização para os fãs mais exigentes”, comenta Dave Pericak, diretor da Ford Icons.
“Como o original, o novo Mustang Mach 1 será fiel à sua herança, trazendo um visual único e o melhor desempenho na pista de todos os tempos” completa Pericak.
A história do Mustang Mach 1
O Mach 1 estreou como ano-modelo 1969 e imediatamente conquistou seu lugar, com desempenho e dinâmica aprimorados usando a suspensão do GT. Ele nasceu após a Ford perceber que precisava de um modelo para competir com o Chevrolet Camaro.
Nos anos 60, era possível escolher entre quatro opções de motor e três opções de transmissão.
A primeira opção era o Windsor 5,8 litros V8, que gerava 250 cv de potência. A opção top de linha era o Cobra Jet 7.0 litros V8, capaz de gerar 355 cv de potência.
Você pode ver aqui um comercial da época.
Nos anos seguintes, o Mach 1 ganhou aprimoramentos em relação ao Mustang GT, com preço mais acessível que as versões Shelby e Boss.
“O Mach 1 sempre foi a ponte entre os Mustangs básicos e os modelos Shelby”, diz Ted Ryan, gerente de herança da marca do Ford Archives. “Do ponto de vista de estilo e dirigibilidade, o Mach 1 original conseguiu se destacar mesmo na linha Mustang – e, como o nome indica, realmente anda muito.”
Mustang Mach 1 – 1971 a 1974
Já em 1971, além de ficar mais comprido e largo que o original, o Mustang Mach 1 ganhou suspensão de competição e mais opções de motores.
Em 1974, passou novamente por mudanças, sendo redesenhado pela primeira vez como um hatchback.
Essa geração do Mach 1 foi produzida durante cinco anos e, para aprimorar ainda mais a dirigibilidade, oferecia o kit opcional de suspensão “Suspension Rallye”.
O Mustang Mach 1 retornou como anos-modelo 2003 e 2004, combinando elementos nostálgicos design dos anos 70 com uma mecânica moderna.
Sua suspensão exclusiva, com freios a disco dianteiros Brembo maiores, aprimorou o desempenho na pista. O visual também foi destacado com spoiler e faixa no capô em preto fosco.
Mustang Mach-E
Em 2019, a Ford anunciou o Mustang Mach-E, um crossover elétrico com tração traseira e tração nas quatro rodas. Mas, apesar do nome, essa nova versão não se parece nem um pouco com os outros Mustangs que estamos acostumados a ver.
A montadora transformou o muscle-car em um SUV cupê elétrico, que valoriza itens de conectividade, no lugar de aceleração. O Mach-E é um carro à parte dentro da família Mustang.
Agora, 17 anos depois, o novo Mustang Mach 1 – 2021 retorna para ser o Mustang 5.0 com melhor desempenho na pista de todos os tempos, com design exclusivo e entregando, como sempre, excelente performance.
E aí, gostou do novo Mustang Mach 1? Acha que ele deveria ser lançado também no Brasil? Deixe a sua resposta nos comentários.
Está procurando por um Ford Mustang? Confira as ofertas disponíveis no nosso site clicando aqui.
Você também pode gostar de ler:
- Volkswagen Nivus chega às lojas nas próximas semanas
- Hyundai Creta Action: nova versão é lançada por R$ 79.990
- 5 dicas para saber se chegou a hora de trocar de carro
Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr
Revista UsadosBR (revista.usadosbr.com)