Vendas financiadas apresentam leve crescimento em relação a 2024, impulsionadas pelo segmento de motos
O mercado de financiamento de veículos iniciou 2025 com um leve crescimento. Segundo dados da B3, foram financiadas 563 mil unidades em janeiro, entre novos e usados, abrangendo automóveis leves, veículos pesados e motocicletas em todo o Brasil.
Esse volume representa um aumento de 0,2% na comparação com o mesmo período de 2024. No entanto, em relação a dezembro, houve uma queda de 8,3%.
Motos impulsionam crescimento
O segmento de motocicletas foi o principal responsável por manter a estabilidade do setor, com alta de 2,4% em relação a janeiro de 2024. Entretanto, quando comparado a dezembro, houve uma retração de 6,4%. Já o financiamento de automóveis leves recuou 3% na comparação anual e 9,9% frente ao mês anterior.

De acordo com Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, o cenário registrado é semelhante ao do ano passado. “Embora tenhamos observado quedas nos financiamentos de automóveis leves e veículos pesados, o crescimento no segmento de motos foi fundamental para equilibrar o desempenho geral. A queda em relação a dezembro é reflexo da sazonalidade”, explica Ferro.
CDC lidera entre as modalidades de financiamento
Entre as opções de financiamento, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) seguiu como a modalidade mais utilizada, seguido pelo consórcio, leasing e outras formas de aquisição. O comportamento do mercado reforça a tendência de estabilidade e o protagonismo do segmento de motocicletas, que bateu recorde e tem melhor produção em Janeiro nos últimos 14 anos, na manutenção dos financiamentos no setor.
Leia mais
- Ford tem o melhor mês do ano com recordes do Territory, Bronco Sport e Maverick
- Novidade no City Hatchback: exclusiva versão Touring Sport
- Audi anuncia parceria com Revolut na Fórmula 1
- Apenas 50 unidades: BMW X6 ganha versão limitada Dark Edition
- MINI lança no Brasil os primeiros modelos 100% elétricos com assinatura John Cooper Works