Publicidade

Muitas pessoas utilizam as férias de verão para aproveitar o verão nas praias brasileiras. Este ano, o número de pessoas que irão aproveitar as férias no litoral deve ser ainda maior do que nos dois últimos anos, já que há um grande número de pessoas vacinadas e os casos de COVID estão diminuindo.

Para essas viagens, é comum que as pessoas utilizem os carros próprios, tanto para a descida da serra como para transitar na cidade litorânea

A maresia, névoa ou aerossol de pequenas gotas, formada pela ação do vento e pela movimentação e arrebentação da água do mar em rochedos ou na praia, podem causar diversos problemas nos carros, como mancha na pintura e nos vidros, corrosão de peças metálicas e desgaste de borrachas.

As gotículas levadas pelo vento podem acumular na superfície do carro. Quando secam, deixam resíduo de sal na lataria e vidros, que podem causar manchas esbranquiçadas. Quando a superfície não é lavada, o sal pode se acumular e criar uma resistência e se misturar aos produtos, comprometendo a pintura do carro.

Uma forma de prevenir e evitar essa situação é a instalação de películas na lataria do carro. Junior Ruciretta, CEO da Multifilmes, empresa especializada em aplicação de películas em automóveis e residenciais, explica que existem diferentes tipos de películas e elas não se resumem às películas que escurecem os vidros.

“No mercado, existem diversos tipos de películas, até aquelas que protegem a pintura do carro da ação do clima e de arranhões. Elas são totalmente incolores e além da proteção, ainda dão brilho à pintura”, explica.

As películas de proteção garantem a prevenção de danos na pintura causados pela chuva e produtos ácidos, riscos e arranhões; bloqueio de sujeiras indesejadas de insetos e pássaros; proteção dos raios ultravioletas; além de duração de cinco a sete anos.

Outros meios de se prevenir

Como vimos acima, as películas de proteção são grandes aliadas contra os efeitos da maresia no veículo. No entanto, existem outras maneiras de se prevenir e aproveitar, sem dor de cabeça, as férias no litoral.

Lave o carro semanalmente

Se você vai ficar na praia por um longo período, é bom que você leve o carro para lavar pelo menos uma vez por semana.

Publicidade

Agora, se o seu objetivo é ficar apenas um fim de semana, ou pouco mais do que isso, lave o carro assim que retornar. Outra dica, que serve para os dois casos, é encerar o carro mensalmente.

Lixe os pontos de ferrugem

Se houver na lataria do veículo pequenos pontos de ferrugem, você pode usar uma lixa grana 600 e aplicar tinta de reparo.

Mas, lembre-se: apenas se os pontos forem pequenos ou em locais escondidos, já que a pintura poderá ficar com tonalidade diferente após o reparo.

Remova as manchas utilizando cera

Se houver manchas de maresia, utilize uma cera limpadora para fazer a remoção e deixar a lataria linda novamente. Se for cera líquida, o processo fica ainda mais fácil.

Cuidado com capa de veículo

Passar as férias no litoral significa estar em um ambiente de alta umidade e, caso você utilize capa para cobrir o carro, saiba que os efeitos da maresia podem ser ainda maiores. Isso porque a corrosão vai ocorrer sob o espaço formado entre a capa e a carroceria.

Além disso, a ação de tirar a capa de cima do carro e colocar a capa novamente pode causar pequenos arranhões no carro.

E aí, gostou das dicas? Agora, se você for passar férias no litoral, já sabe o que fazer para não ter prejuízo com o carro devido a maresia.

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Revista Usadosbr (blog.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui