Número de carros registrados na 22ª edição da mostra gaúcha é 10% maior na comparação com o ano passado

Expoclassic 2025 – Foto Diego da Rosa (Divulgação)
A renovação e a crescente qualidade dos veículos expostos são duas grandes marcas da Expoclassic 2025, realizada de sexta (22/8) a domingo (24) em Novo Hamburgo (RS). “Neste ano, pelo menos a metade dos 1.100 carros, motos, ônibus e caminhões participantes era novidade, resultado do trabalho de prospecção das raridades que fazemos permanentemente ao longo dos meses”, comemora Evandro Scholles, vice-presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, entidade organizadora do evento. Esse montante de 1.100 veículos é 10% maior na comparação com o ano passado, enquanto o setor de ônibus e caminhões teve nada menos que 166 modelos, o dobro em relação a 2024. Já o público nos três dias de programação da 22ª edição manteve-se estável em relação ao ano passado: 24 mil visitantes.

Expoclassic 2025 – Foto Diego da Rosa (Divulgação)
Na sexta-feira, os fãs movimentaram os corredores e, no sábado, apesar da forte chuva, lotaram os pavilhões da Fenac, reforçando um dos grandes diferenciais da Expoclassic: a realização com qualquer condição climática. No domingo, o tempo firmou e novamente os visitantes lotaram a maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil. Como já é tradição, o show da banda The Travellers foi uma das atrações mais esperadas do último dia. No segundo pavimento, 150 estandes comercializaram peças automotivas e objetos antigos. O número de veículos à venda também foi recorde: 350 unidades. Os caminhões e ônibus encheram toda a ala reservada e ainda ocuparam o estacionamento externo do segundo pavimento. “Esse número recorde de 12 ônibus e 154 caminhões só foi possível graças à parceria com colecionadores, clubes e confrarias de diversos Estados”, agradece o responsável pelo setor, o empresário Vinicius Pellenz.

Expoclassic 2025 – Foto Diego da Rosa (Divulgação)
A ilha principal destacou dois caminhões FNM que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil: D-9500 cabine Brasinca 1955 (vermelho e branco), que é o único no País, e o D11 cabine Metro 1958 (verde). Ambos foram trazidos de São Paulo em uma plataforma pelo próprio dono, o empresário Osvaldo Strada. “Sinto-me muito honrado e prestigiado em ter recebido este convite para expor os caminhões como veículo-destaque”, salientou ele, que deu muitas entrevistas à imprensa e explicou aos fãs os principais detalhes técnicos dos seus clássicos. Na cerimônia de premiação, Strada recebeu uma homenagem especial do clube.

Expoclassic 2025 – Foto Diego da Rosa (Divulgação)
Comitiva veio do Uruguai
A participação de caravanas do exterior reforçou o viés internacional da Expoclassic. De Montevidéu e Melo, no Uruguai, vieram 15 pessoas a bordo de 6 carros, um ônibus e um motorhome, todos antigos. “Participamos sempre para retribuir a visita dos brasileiros aos nossos eventos. A Expoclassic é gigantesca e ainda assim consegue manter um alto nível dos veículos inscritos”, avaliou o representante comercial Pablo Fieros Viejos Jackson, 54 anos. Como a maior parte do grupo mora em Montevidéu, a jornada totalizará 2 mil quilômetros de ida e volta, percorridos em uma semana.

Expoclassic 2025 – Foto Diego da Rosa (Divulgação)
O modelo mais antigo em exposição neste ano foi um Ford Modelo T ano 1916, pertencente a um colecionador de Santa Rosa (RS). Uma das sensações foi a ilha composta por 4 Ferraris antigas: 308 GTSI ano 1982, Mondial Spider 1983, Testarossa ano 1989 e F355 Berlinetta ano 1996. Em frente, foram perfilados 15 exemplares de BMW de diversas gerações. Também foi elaborada uma ilha temática dos modelos da Alfa Romeo, montadora italiana fundada em 1910 e que neste ano completa 115 anos. Além disso, um setor especial celebrou os 50 anos do início de produção da Caravan, que coincide com a comemoração dos 100 anos da GM no Brasil. Para assinalar a data, a moradora de Estância Velha Edyth Mattes, que tem 100 anos de idade, recebeu uma homenagem da diretoria do Veteran Car Club Novo Hamburgo junto a uma Caravan que pertenceu a sua família.

Expoclassic 2025 – Foto Diego da Rosa (Divulgação)
Ganhadores dos prêmios The Best
Na tarde de domingo, durante a cerimônia oficial de premiação, 115 troféus foram entregues a proprietários e representantes de carros, motos, picapes, ônibus e caminhões que se destacaram em suas respectivas categorias. O The Best Internacional foi conquistado pelo Cadillac Biarritz conversível ano 1958, pertencente ao empresário catarinense Jairo Silva, que dirigiu o veículo ao longo dos 400 km que separam a cidade de Turvo e Novo Hamburgo. Já o prêmio The Best Nacional foi vencido pelo Simca Chambord 1961, exemplar restaurado pelo próprio dono, Jonas Knorst, morador de Dois Irmãos, no Vale do Sinos.
Os dois carros expostos no estande do Parque Temático Automotivo Model A Village, previsto para ser inaugurado no início de 2026 em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, foram igualmente premiados: o Ford Tudor 1930 e o Phaeton Deluxe 180A, também fabricado em 1930 e popularmente conhecido entre os colecionadores como A180. O presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Andrés Pesserl, participou da cerimônia de premiação e elogiou a organização da mostra gaúcha, bem como o aumento da qualidade média dos veículos. “A Expoclassic tomou uma dimensão que a distancia muito de outros encontros, consolidando-a no cenário nacional do antigomobilismo”, salientou.
Informações à imprensa:
Adair Santos
Jornalista automotivo
Assessor de Imprensa da Expoclassic 2025
O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Blog Usadosbr (blog.usadosbr.com)
Canal Exclusivo para Lojista (Canal no WhatsApp)
Leia mais
- Expoclassic 2025 renova, qualifica e amplia o número de veículos, que totalizou 1.100 exemplares
- Ford tem o melhor mês do ano com recordes do Territory, Bronco Sport e Maverick
- Novidade no City Hatchback: exclusiva versão Touring Sport
- Audi anuncia parceria com Revolut na Fórmula 1
- Apenas 50 unidades: BMW X6 ganha versão limitada Dark Edition