Publicidade

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo:

Se você tem interesse em vender seu carro usado, fique atento! Para começar, é importante destacar que, apesar de existirem vários meios de vender seu automóvel, a internet é, sem dúvida, uma grande aliada nesse processo.

Sabendo disso, o que devemos fazer para que a venda seja um sucesso? Continue lendo para saber como vender seu carro usado e fazer um excelente negócio!

Prepare seu carro usado para a venda

O primeiro passo para tornar a venda do seu carro usado um sucesso é prepará-lo, consertando qualquer problema que possa atrapalhar o processo de venda — seja na parte estética ou na mecânica. 

Para tornar o carro que você deseja vender o mais atrativo possível aos olhos do comprador, siga as dicas abaixo:

  • Lave bem e encere seu carro, mantenha-o com o maior brilho possível;
  • Conserte todos os arranhões;
  • Verifique os pneus e os troque, se necessário;
  • Troque o óleo;
  • Verifique a maioria dos itens básicos, que chamam atenção quando não funcionam, tais como faróis, piscas, luzes internas, para-brisas, barulhos que incomodam, entre outros;
  • Aspire a parte interna do veículo, mantenha-o limpo e, de preferência, com um odor agradável;
  • Mantenha a parte mecânica 100%, fazendo uma revisão antes de anunciar.

Anuncie a venda do automóvel

Após preparar o seu carro e deixá-lo pronto para vender, está na hora de anunciá-lo. 

Hoje, a melhor opção para vender o seu carro usado é fazer o anúncio na internet, em marketplaces on-line. Afinal, são milhares de pessoas buscando ao mesmo tempo um carro usado. 

Virtualmente é bem simples e prático, e alguns fatores devem ser observados para garantir a venda do seu carro rapidamente.

Por exemplo, o site UsadosBR é uma excelente opção para vender o seu veículo rapidamente. Por ser o terceiro maior marketplace automotivo do Brasil, o seu carro será exibido para milhares de pessoas

Insira muitas fotos no anúncio

Tire muitas fotos: da frente, das laterais, da traseira e de alguns detalhes. Fotografe tudo que achar necessário para mostrar o bom estado do veículo. Os compradores gostam de ver fotos antes de checar pessoalmente. 

Publicidade

Mas, se você tem dúvidas de como fazer boas fotos com o celular, veja essas dicas:

  • Estacione o veículo em um local limpo visualmente;
  • Coloque o carro ou totalmente na sombra ou totalmente no sol;
  • Tome distância e faça com que o carro apareça completamente na tela do celular;
  • Faça a foto com o celular na horizontal;
  • Tampe a placa com um papel ou um tampa-placa específico, mas jamais use a mão para isso.

Com estas dicas as suas fotos ficarão excelentes para o anúncio. Além disso, veja quais são os melhores ângulos do veículo:

Ângulos para fazer a foto do seu carro usado

Coloque a quilometragem do veículo

Nunca omita a quilometragem, pois pode parecer que o carro já está muito rodado. Por isso, tenha o máximo de sinceridade possível na hora de anunciar e informe a quilometragem total do veículo.

É importante saber que o odômetro mostra duas informações diferentes no painel: quilometragem parcial e quilometragem total. Sabe qual é a diferença entre as duas?

  • Quilometragem parcial é a que pode ser iniciada, pausada e reiniciada pelo motorista. Geralmente, esse marcador é usado para fazer média do consumo de combustível, caso o carro não tenha computador de bordo;
  • Quilometragem total é a percorrida pelo veículo em toda sua vida.

Estipule um preço compatível com a marca e o ano do carro

Pesquise no site que você for anunciar o seu carro usado antes de criar, efetivamente, o anúncio. Verifique outros anúncios e observe os valores. Se você quiser vender rápido, coloque o anúncio com uma pequena redução em relação aos outros.

Outra dica importante para saber qual o melhor preço do seu carro usado é consultando a tabela FIPE. 

Quer saber como utilizar a tabela para estipular o preço do seu carro? Nesse post, explicamos tudo sobre como funciona a Tabela FIPE.

Cadastre os detalhes do carro e todos os opcionais

Não se importe se o seu anúncio ficar muito grande em relação aos outros. O comprador gosta de ter o máximo de informações possível. 

Até aquelas negativas, como alguma avaria que o carro possa, porventura, ter. Seja o mais franco possível, pois ao omitir alguns detalhes, pode ser motivo suficiente para desistência ou mesmo para que o interessado peça uma diminuição no valor cobrado.

Lembre-se de sempre colocar as informações corretas. Por exemplo: saiba se o carro possui ar condicionado analógico ou digital; direção hidráulica ou elétrica, teto solar ou panorâmico, dentre outros itens. 

Colocar o opcional errado pode fazer com que o seu anúncio não seja encontrado nos resultados de busca. 

Informe sobre a documentação

Além de detalhes do carro, é muito importante que você coloque todas as informações sobre a documentação do veículo. 

Informe no anúncio se há multas, se os impostos estão com o pagamento em dia e se a vistoria foi realizada.

Marque sempre com o interessado em um local público

Para sua segurança, marque com o comprador em um local público para que ele verifique de perto o veículo.

Além disso, confira as nossas 6 dicas para se proteger de golpes na internet. Com elas você faz uma venda segura no ambiente virtual.

Gostou das dicas? Qual delas você achou mais importante? Deixe aqui nos comentários. 

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Twitter (twitter.com/UsadosBR)
Revista UsadosBR (blog.usadosbr.com)

Publicidade

5 COMENTÁRIOS

  1. Top de linha, Me ajudou muito seu texto, Tem um programa chamado: Software PCG, esse programa é um agregador de sites de classificados, no Software tem mais de 340 sites de classificados onde você pode anunciar grátis, usando esse aplicativo você pode fazer divulgação do seu conteudo de forma automática nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, ele traz muitas visitas. Sempre uso esse programa para anunciar. Fica ai a sugestão… Seu post me ajudou muito. Sucessão pra todos.

  2. O WhatsApp é um dos melhores canais de vendas da atualidade. Criar um link direto para o seu perfil é a forma mais rápida,
    prática e barata de facilitar a vida dos seus possíveis clientes e alavancar as vendas com essa ferramenta

    http://whats.link

  3. Como Vai, Maravilha seu texto, Tem um aplicativo chamado: Software PCG, esse programa é um agregador de sites de anuncios, nesse Software tem mais de 340 sites de anuncios onde você pode anunciar de graça, usando esse aplicativo você pode fazer propaganda do seu material de forma automática nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, da ra vender qualquer coisa. Sempre uso esse programa para divulgar. Fica ai a sugestão. Seu artigo me ajudou muito. Ate logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui