5 dicas infalíveis para você negociar carros novos ou usados

Fazer um bom negócio na compra de carros novos ou usados não é uma unanimidade entre os clientes. Muita gente acaba frustrada por pontos de incompatibilidade ao longo da conversa com os vendedores. E, sendo vítimas das artimanhas em busca do lucro a qualquer custo, milhares de consumidores veem o sonho se transformando em pesadelos, principalmente no pós-venda.

Para você não deixar que isso aconteça, preparamos este post com 5 dicas para negociar na hora da compra de carros novos ou usados. Quer fazer a diferença na negociação? Então comece lendo este artigo!

1. Busque informações sobre carros novos ou usados

Chegar a uma concessionária com bons conhecimentos técnicos sobre o carro que você pretende comprar é um diferencial na negociação.

Busque informações confiáveis — tanto em relação às características do veículo quanto ao valor e as formas de pagamento. Condições de entrega e da garantia também devem ser pesquisadas.

Dessa maneira, dificilmente um vendedor vai conseguir empurrar dados falsos para tentar te persuadir. Conheça também as tecnologias utilizadas no carro, as qualidades, os possíveis pontos negativos e dados sobre consumo de combustíveis e índice de desvalorização após a saída da loja.

2. Saiba plenamente o que você quer

Para não ser iludido, chegue à concessionária sabendo plenamente o carro que você quer — a cor, o ano e o valor. Esse planejamento evita compras fora do seu orçamento financeiro.

Lembre-se de nunca comprometer mais do que 30% da sua renda mensal com as parcelas de um possível financiamento.

Agora, se a aquisição for à vista, aumente o poder da sua barganha e peça mais descontos — assim como acessórios, tanque cheio ou quitação do IPVA (Imposto por Veículo Automotor) do ano corrente por parte da loja. Afinal, os vendedores ficam sedentos quando acontece esse tipo de pagamento!

3. Faça uma negociação olho no olho

Como atualmente muitas lojas especializadas em compra e venda de automóveis estão fazendo ofertas on-line, prefira pesquisar os modelos e valores na internet.

No momento de fechar um negócio de carros novos ou usados, não dispense o olho no olho. Mesmo que você tenha que viajar alguns quilômetros em busca do melhor preço, não dispense realizar uma devida análise presencial do carro — e uma pesquisa apurada!

Ao visitar a loja, se possível, leve com você um mecânico de confiança para verificar os principais itens do veículo.

4. Evite agir pela emoção

Propostas muito atrativas podem mexer com o seu coração. Caso você fique tentado a fechar logo o negócio , tome cuidado. Reflita sinceramente sobre o que está sendo ofertado e dê uma volta dentro da concessionária para refrescar o pensamento.

Não ceda no primeiro momento, pois isso pode inibir novas propostas de descontos por parte do vendedor.

Prive pelo equilíbrio e utilize ainda as informações sobre os preços da concorrência como argumento. Afinal, trata-se de uma compra com alto valor agregado e que merece a sua devida atenção! Portanto, raciocine muito bem antes de tomar uma decisão.

5. Visite a loja no fim do mês

Sabendo-se que grande parte das concessionárias fecha o balanço das vendas no fim do mês — quando os vendedores estão fazendo de tudo para atingir as metas pré-estipuladas —, reserve tempo para fazer a negociação nesse período.

Outro ponto importante é evitar horários de pico ou dias de feirões, quando os vendedores têm uma quantidade de clientes bem maior para ser atendida, destinando pouca atenção à sua demanda.

Dessa forma, se for possível, vá à concessionária em dias de semana, no período da manhã e com boas intenções de fechar um excelente negócio.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Últimas Notícias