Aprenda 5 dicas para conservar a pintura do carro

Nada como ter um carro com a pintura brilhando por muito e muito tempo! Coisa difícil, mas não impossível! Para manter seu veículo com a pintura de carro novo, alguns cuidados merecem total atenção. E se você seguir algumas dicas bem fáceis é possível manter a pintura de seu veículo com cara de nova. Saiba que conservar a pintura do carro é uma forma de preservar o seu patrimônio e mantê-lo valorizado!

A forma correta de lavar o carro, o uso ou não de capa protetora, o polimento e o uso de cera são algumas das ações que podem prolongar o brilho da pintura! Mas será que você lava o seu automóvel de forma correta? E a cera, você sabe a periodicidade de uso indicada pelos fabricantes? Veja a seguir!

Confira no nosso artigo dicas infalíveis para conservar a pintura de seu carro!

1 – Lave o carro com cuidado para proteger a pintura

Lavar o carro da forma correta e usando os produtos adequados podem contribuir muito com a preservação da pintura do carro. Se você é daqueles que ao lavar o seu carro usa qualquer produto, está no caminho errado. Existem algumas dicas muito importantes para lavar seu carro sem agredir a pintura!

Antes de mais nada, escolha um local à sombra, pois o sol tende a fazer com que a água evapore e isso pode vir a manchar a pintura. O carro deve estar também frio.

Para lavar a carroceria, que é o que nos interessa aqui, você vai precisar de um shampoo automotivo, dois baldes e luvas de lavagem que evitam os riscos na pintura. Uma lavadora de alta pressão é uma boa dica para remover aquela sujeira mais grossa que se deposita na lataria do carro, mas se não tiver, uma mangueira pode resolver, mas use o esguicho mais forte.

Comece por molhar o carro do teto para baixo, mergulhe a luva na solução de xampu e comece a ensaboar sem usar força para não riscar. Um cuidado que você deve tomar é sempre virar a luva quando começar a ensaboar uma nova área e após isso enxaguar as luvas para começar a usá-la novamente.

Uma dica importante é sempre ir trocando a água do balde para evitar que resíduos risquem a lataria do carro.

Por fim, para secar, pode ser usada a microfibra, tecido de algodão puro ou camurça sintética, pois nesse momento o cuidado na escolha do material é muito importante para não riscar a pintura.

2 – Invista em uma boa cera automotiva

Após a lavagem de seu carro é bom usar uma cera automotiva para proteger a pintura do carro contra agressores naturais, como a chuva e o sol que agridem com o passar do tempo à pintura do carro. Invista em uma cera de qualidade para proteger seu veículo. Quanto à durabilidade as ceras comercias duram cerca de um mês e as profissionais, cerca de seis meses.

3 – Quando é aconselhável usar a capa protetora

capa protetora automotiva protege, mas ela pode riscar a pintura nos momentos de colocá-la e retirá-la do carro. Por isso, ela se aplica melhor àqueles veículos que ficam muito tempo na garagem.

4 – Faça polimento para evitar a perda de brilho da pintura do carro

polimento é indicado nos casos de pinturas com manchas, riscos superficiais, pinturas queimadas de sol e pinturas com manchas provocadas por fezes de pássaros e folhas de árvore.

Mas do contrário que muitos pensam, o polimento é muito diferente da cera, que pode ser aplicada pelo próprio proprietário. O polimento requer conhecimento e experiência profissional no uso da politriz, que se não for manuseada de forma correta pode remover o verniz e a tinta do carro, fazendo um estrago muito maior na pintura.

5 – A cristalização garante uma durabilidade maior do que a cera

Cristalização ou espelhamento é a aplicação de uma camada fina de resina sobre a pintura, protegendo-a contra pequenas agressões que podem danificar o verniz do veículo. Ela é mais indicada para carros com alguns anos de uso.

Compartilhe com seus amigos essas dicas nas suas redes sociais e curta nossa página no Facebook para saber outras dicas incríveis sobre automóveis!

Últimas Notícias