Dicas de segurança para evitar roubos e furtos de carros

Com tanta insegurança que nos cerca, cada vez mais pessoas ficam preocupadas com o furto de carros. E, convenhamos, não é para menos, não é? Os casos são cada vez mais frequentes. A boa notícia é que, com as dicas que preparamos, é possível evitar que isso aconteça com você. Veja como, agora mesmo!

Saiba onde estacionar

Usar o bom senso na hora de parar o carro é uma ótima medida a tomar. É sempre bom deixá-lo na garagem, se o lugar onde você mora tiver uma. Caso isso não seja possível, corra de locais sem muito movimento e iluminação, optando sempre por lugares com vigias ou câmeras de segurança para inibirem os ladrões.

Não deixe nada dentro do carro

Deixar alguma coisa visível pode ser um grande atrativo. Acredite: algumas pessoas quebram o vidro para ver o que está dentro de uma sacola ou outra coisa que pode parecer boba aos seus olhos. Se alguma dessas coisas ainda atrair a atenção, como adaptadores de iPod, carregadores de celular e suportes de GPS, pode ser uma evidência de que o seu veículo tem algo de valor. Então, evite!

Não cole adesivos com informações

Colar o adesivo de uma faculdade particular cara, por exemplo, pode ser um ponto a mais para o roubo. Adesivos de partidos políticos e clubes de futebol também não são nada recomendados, pois você pode voltar e encontrar o seu veículo depredado.

Cheque se trancou o carro

Deixar o carro aberto é uma oportunidade e tanta para que ele seja furtado, não é? Você pode não acreditar, mas muitas pessoas ainda se esquecem desse detalhe importante. Mesmo que seja uma parada rápida, o ideal é sempre trancar o veículo e fechar os vidros.

Tenha dispositivos de segurança

Ter um dispositivo de segurança, como alarme, correntes no volante e até trancas de direção, pode desestimular o criminoso, principalmente se estiver visível. Então, invista nesses itens e dirija com mais segurança.

Invista em equipamentos modernos

Você já ouviu falar nos localizadores e bloqueadores de automóveis? Eles são alguns dos equipamentos de segurança mais eficazes, e podem ajudam muito a prevenir os furtos que tanto acontecem em nosso país.
 
O bloqueador, por exemplo, bloqueia a ignição ou a bomba de combustível quando o furto acontece e, de quebra, informa uma empresa de monitoramento sobre o acontecido. O localizador, como o próprio nome dá a entender, informa onde o veículo está localizado assim que você perceber que o carro foi roubado, acionando a central de monitoramento.

Não diga a ninguém quanto tempo vai demorar

Se você sai do carro e avisa ao flanelinha quanto tempo vai ficar em determinado lugar, essa é uma atitude que deve mudar. O ideal é sempre falar que não vai demorar e volta logo. Afinal de contas, o ladrão pode se sentir estimulado a roubar o seu carro no momento em que ele souber que você vai demorar muito, concorda?

Tenha cuidado especial nos semáforos

Mantenha certa distância do veículo da frente e fique sempre atento aos espelhos disponíveis no seu carro – assim você fica de olho caso precise arrancar de repente. Se você tiver uma visibilidade maior, reduza o carro e deixe a primeira sempre engatada, para avançar com mais facilidade. E, claro: se for de madrugada, cheque antes e não hesite em avançar o sinal.

Olhe ao redor antes de entrar na garagem

Antes de entrar na garagem, dê uma olhada na rua e nas esquinas da sua casa. Muitos sequestros acontecem exatamente nesse momento. Se perceber alguma movimentação suspeita, dê uma volta no quarteirão e, caso seja preciso, acione a polícia.

Com essas dicas, vai ficar mais difícil você ser uma vítima dos diversos furtos de carros que acontecem por aí. Se gostou do nosso conteúdo e acha que ele ajudaria outras pessoas, compartilhe agora mesmo nas redes sociais.  Se quiser aprender um pouco mais sobre a Lei Seca para passageiros, aproveite para clicar aqui. Nós nos encontramos em breve! 

Últimas Notícias