Curiosidades sobre carros: 7 coisas que você não sabia

Quem é apaixonado por carros adora estar por dentro dos lançamentos de supermáquinas, dos feirões de veículos exóticos, dos preços, da performance e gosta também de curiosidades sobre carros. Certo?

Com tantas coisas para contar desde o surgimento do primeiro carro em 1886, fatos interessantes — e, muitas vezes, desconhecidos — é o que não falta. Descubra neste post 7 coisas que você não sabia sobre automóveis.

1. O maior consumidor de petróleo

Mais da metade do petróleo vira combustível para ser consumido por carros. Além disso, o petróleo é usado para a confecção de pneus e óleos lubrificantes de motor.

2. Trânsito caótico na China

A China é líder na fabricação de carros. Atualmente, o número de veículos no país chega a 0,8 por habitante e a tendência é que esse índice cresça. Com a quantidade tão grande de carros, um dia de feriado não poderia resultar em outra coisa senão um enorme congestionamento de 100 quilômetros de extensão.

O problema aconteceu em 2010, quando milhares de pessoas resolveram aproveitar o feriadão para visitar seus parentes em outra cidade. O congestionamento interditou a rodovia que liga Pequim e o interior da Mongólia e o trânsito durou quase 12 dias. Assustador, não é mesmo?

3. Lugares com mais e menos carros por habitantes

Em algumas regiões dos Estados Unidos, há mais carros do que habitantes — na Dakota do Sul, por exemplo, o número de veículos é de 1,02 para cada cidadão.

Enquanto isso, em Tongo, na África, existem apenas dois carros para cada mil habitantes.

4. O carro mais veloz do mundo

Sempre surgem dúvidas quanto ao veículo mais rápido do mundo e nós temos a resposta para essa curiosidade. Trata-se do modelo Bugatti Chiron. Avaliado em € 2,4 milhões (um pouco mais de R$ 10 milhões), essa máquina chega a 200 km/h em 6,5 segundos e faz 100 km/h em 2,5 segundos.

O Bugatti Chiron é o substituto do antigo carro mais veloz do mundo, o Bugatti Veyron.

5. Origem do Fusca

Um dos queridinhos do Brasil por muitos anos, o Fusca, foi implantado pelo ditador Adolf Hitler para ser um carro popular ou “carro do povo”. Sem dúvidas, o modelo ficou bastante famoso e até protagonizou filmes. O que poucos sabem é que o design do Fusca foi elaborado pelo judeu Josef Ganz.

Outra curiosidade sobre o Fusca: um Celta demora em média 12 horas pra ser fabricado, já o Fusca demorava 42 horas para ficar pronto.

6. Estrela de cinema

Os carros com grande performance em filmes de ação e aventura chamam a atenção pelo design, pela velocidade ou pelos equipamentos. Entretanto, um modelo conseguiu reunir todos esses itens citados de uma vez só. Foi o Ashton Martin DB5, em “007 contra Goldenfinger” (1964) estrelado por Sean Connery.

O carro tinha um design bem moderno para a época e, por ser do agente secreto 007, o veículo teve equipamentos e acessórios fantásticos, como lançador de chamas e assento ejetável. Esse carro virou um ícone e uma referência para outros grandes filmes de ação posteriormente.

7. A BMW de Bob Marley

Pode parecer estranho o Rei do Reggae ter comprado uma BMW New Six E3 em 1977, mas o verdadeiro motivo é o charme dessa curiosidade. Quando questionado sobre a escolha, ele disse ter gostado desse carrão simplesmente por ter as siglas da sua primeira banda: Bob Marley and The Wailers.

E então? Curtiu as curiosidades sobre carros? Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais.

Últimas Notícias

Óleo do motor: qual a hora certa de trocar?

Todas as pessoas que possuem ou pensam...

Quais são as melhores motos para trabalhar com entregas?

Se você está pensando em trabalhar como...

10 carros que menos desvalorizam após um ano de uso

Quem pretende comprar o próximo carro já...