Consórcio x financiamento: qual é a melhor opção para comprar um carro?

Ter um carro é um sonho para muita gente. No entanto, muitos deixam de adquirir um “possante para chamar de seu” por não ter dinheiro para a entrada ou por puro medo de não dar conta de pagar as parcelas. Por isso, o financiamento ou consórcio ganharam espaço e se tornaram meios atrativos para adquirir um modelo zero ou mesmo um seminovo.

As duas alternativas são bons caminhos, porém qual forma de compra é a melhor? Confira quais são as diferenças entre uma e outra e saiba qual delas é melhor para você poder fazer a escolha, que podem se tornar menos ou mais interessantes dependendo da necessidade do motorista.

FINANCIAMENTO

Mesmo sendo mais caro, o financiamento de veículos é uma boa opção de modalidade para quem precisa do carro com mais urgência, já que você recebe o carro assim que o financiamento é liberado. É necessário que o comprador seja mais disciplinado em relação às suas finanças. Pois nesse caso, o valor do veículo é parcelado e são incluídas as taxas de juros cobrada pelo banco escolhido, as taxas e tarifas bancárias, além do IOF, nas condições estabelecidas pela instituição.

Essas taxas elevam o valor do veículo em cerca de 75%. Por isso, é tão importante analisar suas economias e saber se está preparado para esse tipo de negócio, antes de assinar o contrato. Afinal, se ele não consegue pagar o financiamento para o banco, corre um grande risco de perder seu veículo para a instituição financeira credora.

 Vantagens do financiamento

  • Pode-se sair com o veículo da loja assim que o financiamento for aprovado;
  • Possibilidade de parcelas em até 72 vezes ou mais, conforme a regra de cada banco.

Desvantagens do financiamento

  • Taxas de juros extremamente altas;
  • Bastante burocracia para que a aprovação seja feita.

CONSÓRCIO

Outra maneira de conseguir comprar seu desejado veículo é por meio de um consórcio. Ele consiste em um sistema de compra parcelada que reúne pessoas que querem adquirir um bem ou um serviço por meio de autofinanciamento. Uma administradora será responsável por administrar todos os fundos recebidos e esses serão usados nas cartas de crédito para a compra do veículo.

De acordo com o valor estabelecido, estipula-se o valor das parcelas a serem pagas, sendo que elas não cobram nenhuma taxa de juros. Ao final do período de pagamentos, o carro sairá com um valor bem menor do que se fosse financiado. O consórcio é uma excelente opção para as pessoas que não possuem um poder aquisitivo tão alto e que não dispõem de um valor livre guardado para pagar a compra à vista ou dar a entrada do financiamento.

Também é uma ótima modalidade para quem não tem tanta urgência para ter o carro em mãos ou está disposto a esperar, pois você recebe o seu carro quando é contemplado — por meio de lance ou sorteio — com sua carta de crédito. Vale dizer que o consórcio também é um tipo de negócio para quem deseja poupar dinheiro, mas não tem a disciplina necessária para fazê-lo por conta própria.

Comprometendo-se a pagar pequenas parcelas durante um determinado período, ao final do prazo, você consegue conquistar um bem que certamente ficaria para depois em outras condições. Mas não ache que ficará isento de pagar valores extras. Normalmente, é cobrada uma taxa de administração (menor que a do financiamento) e outra taxa de fundo de reserva.

Vantagens do consórcio

  • As taxas são menores, e paga-se cerca de 20% a mais sobre o valor do veículo;
  • É possível entrar em grupos em formação ou que já estejam em andamento. No último caso, se reduz o tempo do consórcio;
  • É possível usar o consórcio de veículo como uma forma de fazer aplicação de dinheiro ou para um planejamento de médio ou longo prazo.

Desvantagens do consórcio

  • Não se consegue adquirir o veículo de imediato, é preciso ser sorteado ou dar um lance;
  • Desistir de participar de um grupo de consórcio não é simples. Normalmente, é preciso passar as cotas para outra pessoa;
  • Apesar de não serem exigidos tantos documentos para ingressar em um consórcio, na hora de receber a carta as exigências podem ser grandes.

CONSÓRCIO OU FINANCIAMENTO: Qual é o melhor negócio?

Depende! Você precisa do carro com urgência? Se sim, opte pelo financiamento. E se você não conta com um bom valor disponível para dar de entrada no financiamento, o total da sua compra tende a ser bem maior. Algumas vezes, o valor pago pode chegar quase ao dobro daquilo que foi tomado em empréstimo.

O melhor é fazer várias simulações com financiadoras e concessionárias e colocar todos os valores direitinho na ponta do lápis, inclusive os gastos mensais que o carro necessita para se manter funcionando e bem conservado — como combustível e manutenção. Feito isso, analise suas condições financeiras e veja se você poderá investir mensalmente aquele montante.

No caso do consórcio, além de ter um gasto total menor do que um financiamento ele ainda pode ajudá-lo a se acostumar a guardar dinheiro, pois você ainda tem um pouco mais de tempo para se preparar para essas despesas extras, já que pode não ter o veículo imediatamente.

Você ainda pode optar pela oferta de um lance, caso tenha a quantia disponível. Nesse caso, saindo vencedor, não vai precisar esperar muito tempo para ter seu veículo em mãos. Além disso, se mudar de ideia em relação à compra do veículo quando o prazo terminar, você pode ficar com o dinheiro.

 

Você sabia que o UsadosBR disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa fazer uma simulação de consórcio? Então, tá esperando o que? Clique aqui!

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Últimas Notícias