Publicidade

Sempre que vamos consultar valores de referência de um carro, seja para comprar um vender, recorremos à tabela FIPE. A Fundação de Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) é uma organização sem fins lucrativos de direito privado que se destaca pela importância de seus indicadores econômicos e financeiros.

É importante destacar, porém, que não existe garantia ou obrigatoriedade em seguir os valores da tabela. Ela serve para consulta e parâmetro para a comercialização dos carros, em relação aos quais existem outras condições mecânicas e estéticas que podem fazer com que os preços variem.

Continue acompanhando este artigo para saber tudo sobre a tabela FIPE!

Quer vender seu carro pelo preço que ele realmente vale? Venda pelo Usadosbr!

O que é a tabela FIPE?

Criada em 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a FIPE é um instrumento acadêmico que expressa preços médios de veículos anunciados pelos vendedores, no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações.

Os preços efetivamente praticados variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.

Como funciona a tabela FIPE?

A tabela FIPE apresenta os valores médios praticados no mercado nacional para veículos, o que deixa margem para certas transações ocorrerem com preços acima ou abaixo da tabela. Carros que foram usados como táxi, viaturas ou transporte profissional, por exemplo, não entram para o cálculo da tabela, então é preciso saber da procedência do veículo antes de comprar e comparar os valores destes.

É possível consultar valores de um carro pelo site oficial da tabela, escolhendo marca, modelo e ano do veículo. É importante destacar que os valores são apenas parâmetros e não devem ser levados ao pé da letra.

Encontre ofertas de veículos novos e seminovos em todo Brasil no Usadosbr

Publicidade

Referência para compradores e vendedores

Por ser constantemente atualizada e por se basear nas transações nacionais, a tabela FIPE é vista como muito confiável pela maioria dos brasileiros. Isso facilita a comercialização de veículos, que utilizam os valores apresentados na tabela inclusive em contratos. Dessa maneira, a tabela se tornou uma referência e tem uma reputação muito sólida nas transações de veículos. Não deixe de dar uma olhada antes de comprar ou vender!

Importância da FIPE

Ao comprar um carro usado, se o preço estiver muito diferente do apresentado na tabela sem motivos aparentes, é melhor verificar se o carro não apresenta problemas mecânicos, de documentação ou se já foi roubado. Afinal, a tabela é atualizada mensalmente e tida como parâmetro de negociação. Negócios que não especificam os motivos para a diferença de valores podem se revelar enganosos. Cuidado!

Mas, atenção:

Itens que foram adicionados ao carro e outras personalizações posteriormente podem aumentar ou diminuir o valor do veículo em relação à tabela FIPE. Portanto, na hora de vender, caso o valor pedido seja superior ao da tabela, explique para o comprador seus motivos ou repense se não está atribuindo um preço maior do que o carro realmente vale. Para anunciar seu veículo e vender rápido, conte com a gente!

Caso você estiver comprando e perceba uma grande discrepância, pergunte ao vendedor os motivos da alteração. É sempre bom saber exatamente o que está comprando para não cair em uma cilada.

A tabela FIPE é, portanto, uma ótima referência na comercialização de carros. Pela sua credibilidade e atualização mensal, muitos negociadores a levam em consideração para oferecer e buscar bons negócios.

É importante se atentar a alguns detalhes ao comparar os valores do negócio com o da tabela, mas em linhas gerais ela cumpre seu papel de parâmetro. Caso esteja interessado em comprar, consulte uma de nossas revendas parceiras! Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Blog Usadosbr (blo
g.usadosbr.com)

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui