Como ajustar o retrovisor para eliminar os pontos cegos

Quando estamos em um veículo contamos basicamente com duas visões naturais, que são as dianteiras e as periféricas, pelas quais conseguimos visualizar os objetos. Há ainda as visões que não temos naturalmente, que são auxiliadas pelos retrovisores. Esses itens de segurança além de serem obrigatórios por lei evitam muitos acidentes, pois diminuem os chamados pontos cegos.

Os pontos cegos são um dos principais responsáveis por acidentes, sobretudo com motocicletas. Além de serem os culpados daquela famosa frase “surgiu do nada”. No entanto, essa falha de visão se deve principalmente pelo ajuste dos espelhos, pois com eles sabemos se tem outros veículos ou motocicletas na pista, como também pedestres e objetos no asfalto. 

Passo a Passo

Para eliminar os pontos cegos, o motorista deve, ao sentar, inclinar a cabeça até quase encostar no vidro esquerdo. Então, deverá posicionar o espelho de tal lado em uma posição que só consiga ver o final da traseira do seu veículo.

Para ajustar o espelho da direita, o motorista deve alinhar a cabeça com o centro do carro, no meio dos bancos da frente, posicionando o retrovisor de maneira que também só consiga ver o final do veículo. A ideia é enxergar o mínimo do veículo e o máximo da rua.

Por último, o espelho central interno deverá ser ajustado de modo que o condutor possa ver perfeitamente o centro do vidro traseiro.

Ainda têm dúvidas de como usar os espelhos do carro ao seu favor? Então confira algumas dicas de como eliminar os pontos cegos no vídeo acima!

Se essa dica foi útil para você não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Aproveite também para se inscrever em nosso canal no Youtube e acompanhar nossos vídeos.

Últimas Notícias