O volume do porta-malas de um carro pode ser um fator determinante para o consumidor. Para famílias, por exemplo, o tamanho do compartimento é primordial.
E você já deve ter notado que as montadoras informam o volume do porta-malas em litros, não é? Por exemplo: “O porta-malas do Onix Joy tem 289 litros de capacidade”
Mas, você sabe como as montadoras fazem para calcular o volume do porta-malas de um carro? Leia o artigo até o final e descubra!
Encontre o veículo ideal para você está no Usadosbr!
Como é calculado o volume do porta-malas?
O volume do porta-malas é regulado pela norma internacional ISO 3832, que determina a capacidade que as montadoras têm que informar aos consumidores.
Então, para medir o compartimento, o departamento de engenharia de uma montadora coloca vários cubos de madeira ou isopor, o máximo que couber. Cada cubo mede 20 x 10 x , ou que equivale a 1 dm³. Em outras palavras, 1 litro.
Depois de encher o compartimento, é preciso fechar a porta sem nenhum problema.
Feito isso, é só contar a quantidade de cubos colocados dentro do porta-malas e o valor final é a medida oficial da capacidade do compartimento.
Como o processo é feito em picapes e SUV?
Já no caso das picapes o processo é diferente e até um pouco mais fácil.
O primeiro passo é cobrir a caçamba com uma lona. Depois, os técnicos enchem a caçamba com água. A partir daí as montadoras tem o valor exato do volume de carga das picapes.
Em SUVs, categoria que está em alta no mercado brasileiro, a medição é feita também com os cubos de madeira ou isopor.
Porém, eles vão até a área dos vidros, já que não é permitido rodar com carga acima do limite, que bloqueie a visão do motorista no vidro traseiro.
Quando as montadoras anunciam que “o volume do porta-malas com os bancos rebatidos é X”, a regra utilizada foi encaixar os cubos até o teto do carro, mas sempre respeitando os limites de visibilidade do vidro traseiro.
Ofertas de SUV você encontra no Usadosbr
Métodos diferentes de medição
O método de colocar cubos no porta-malas é chamado de VDA, mas existem outros meios de medir o espaço do bagageiro. Nesse, são utilizados sacos com água.
Cada saco possui 1 litro de água e, assim como o método VDA, são colocados dentro do porta-malas até encher. São métodos bem semelhantes, mas que vai dar uma grande diferença no valor final da medida.
Isso porque o líquido ocupa todas as frestas do bagageiro e dá um volume muito maior do que o que pode ser realmente aproveitado para levar objetos.
Por isso, o método VDA é mais realista e pode ser cerca de 20% menor do que com o uso de sacos com água.
E aí, você é o tipo de consumidor que considera muito importante o volume do porta-malas? Gostou de saber como eles são medidos? Deixe aqui nos comentários!
- VW apresenta novidades para a linha 2026 do Polo, Virtus, Nivus e T-Cross
- Novo BMW i4 chega ao Brasil em duas versões
- Novo MINI John Cooper Works estreia no Brasil
- Hyundai revela novo NEXO FCEV: Movido a hidrogênio e com 700 km de autonomia
- Novo Audi A5 com 272 cavalos de potência e tração quattro é confirmado para o Brasil
Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:
Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Revista UsadosBR (blog.usadosbr.com)