Os carros conceitos que chamaram a atenção no Salão do Automóvel

Nem só de lançamentos viveu a 29ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo. A exposição automotiva, que se encerrou no domingo (20), mostrou ao público uma série de carros conceitos e alguns deles podem ser uma breve antecipação do que poderemos encontrar nos modelos das respectivas marcas nos próximos anos.

O UsadosBR separou uma lista com os principais conceitos que marcaram presença no Salão de São Paulo. Confira!

Citroën E-Méhari

Citroën E-Méhari (Foto: Layane Palhares)
Citroën E-Méhari (Foto: Layane Palhares)

O estande da Citroën na edição deste ano no Salão do Automóvel foi recheado de carros conceitos, entre eles o E-Méhari com motor 100% elétrico. O carrinho é capaz de rodar até 200 km na cidade com a bateria de 30 kWh completamente carregada. O Citroën E-Méhari, que veio ao Brasil apenas a passeio, tem a carroceria constituída de material plástico que resiste a pequenas colisões.

Citroën Aircross

Citroën Aircross (Foto: Layane Palhares)
Citroën Aircross (Foto: Layane Palhares)

Outro conceito que marcou presença em seu estande, foi o AirCross Concept. O modelo é estudo da Citroën para o desenvolvimento de novo crossover médio, que poderá chegar à linha de produção em 2018, usando a mesma plataforma do C4 Picasso e do novo 3008.

O conceito traz 2 telas de 12 polegadas, uma podendo ser compartilhada pelo passageiro, câmeras embutidas para tirar fotos, microfones nos assentos e alto-falantes. Essa versão do Aircross, carrega um motor 1.6 THP de 218 cv e outro elétrico de 95 cv.

Volkswagen Gol GT

VW Gol GT Concept (Foto: Layane Palhares)
VW Gol GT Concept (Foto: Layane Palhares)

Não poderíamos esquecer da VW, que esse ano, recheou seu estande do Salão de São Paulo de vários carros conceitos. E um dos destaques do evento foi o Gol GT, uma lenda dos anos 80. A versão conceito do compacto foi desenvolvida por vários designers brasileiros e tem detalhes que remetem aos esportivos, como saídas de ar, bancos do tipo concha, volante esportivo, pedais em alumínio, entre outros.

A carroceria é de duas portas na cor “Cinza Volcano” metálica, desenvolvida especialmente para o conceito. O Gol GT tem detalhes em vermelho nas pinças de freio, nas laterais, retrovisores, para-choques dianteiro e traseiro e grade dianteira.

Volkswagen T-Cross Breeze

Volkswagen T-Cross Breeze (Foto: Layane Palhares)
Volkswagen T-Cross Breeze (Foto: Layane Palhares)

A segunda atração da VW na nossa lista é o conversível T-Cross Breeze, que é um conceito de design de um novo SUV da marca. Com quatro lugares, o modelo conversível é equipado com um cockpit interativo e multimídia de próxima geração.

A versão que esteve presente no Salão do Automóvel é equipada com motor 1.0 TSI, a fim de oferecer o máximo em prazer ao dirigir de forma sustentável, combinado aos sistemas start-stop e de recuperação de energia.

Volkswagen BUDD-e

Volkswagen BUDD-e (Foto: Yuri Rodrigues)
Volkswagen BUDD-e (Foto: Yuri Rodrigues)

Apostando em inovações, o elétrico BUDD.e é uma possível releitura da Kombi, mas com interior mais incrementado e futurista. O modelo é o primeiro carro-conceito baseado no novo MEB (Modular Electric Drive – Propulsão Elétrica Modular).

Podendo ganhar uma linha de produção futuramente, o conceito é equipado por controles de toques e gestos, grandes painéis de informação e entretenimento, espelhos retrovisores digitais, entre outros. Há ainda porta traseira que se abre apenas com um gesto, além de um monitor de 34 polegadas para os passageiros no banco de trás.

Volkswagen Golf GTE Sport

Volkswagen Golf GTE Sport (Foto: Yuri Rodrigues)
Volkswagen Golf GTE Sport (Foto: Yuri Rodrigues)

Você deve ter notado que as atenções no estande da VW foram voltadas aos carros conceituais, não é mesmo? O último deles em nossa lista é Golf GTE Sport, feito em grande parte de fibra de carbono e movido por três motores, combinados ainda com um sistema de propulsão híbrida com potência total de 400 cavalos. Segundo a Volks, o Golf chega a 100 km/h em 4,3 segundos, com velocidade máxima de 280 km/h.

O conceito traz sistema híbrido progressivo, combinado a uma tração integral, carroceria leve, melhor desempenho aerodinâmico e chassi baseado no atual Golf GTE e novo cockpit de competição.

Hyundai Creta STC

Novo Hyundai Creta - Lançamentos Hyundai no Salão do Automóvel
Conceito Creta STC (Foto: Ricardo Parreira)

O Creta STC Concept foi a grande surpresa revelada pela Hyundai durante o Salão do Automóvel que é baseada em seu novo SUV Creta. A picape mede 4,65 m de comprimento, 1,63 m de altura, 1,85 m de largura e tem de entre-eixos 2,80 m.

O modelo foi desenvolvido por designers da Coreia do Sul e do Brasil, mas infelizmente não passa de um conceito, entretanto, o objetivo da Hyundai é observar a reação do público brasileiro, com a possibilidade de entrada da marca no segmento de picapes.

Peugeot Fractal

Peugeot Fractal (Foto: Yuri Rodrigues)
Peugeot Fractal (Foto: Yuri Rodrigues)

O conceito de roadster Peugeot Fractal foi uma das grandes atrações que marcaram sua presença no Salão do Automóvel em São Paulo (SP). Denominado pela marca francesa como um cupê urbano elétrico, o carro tem um design bastante arrojado, futurista e é equipado com dois motores de 102 cv cada um.

Os propulsores consistem em dois motores de 102 cavalos cada, somando uma potência combinada de 204 cv. Pesando aproximadamente 1 tonelada, o cupê urbano promete uma autonomia de 450 km, graças a bateria de lítio-íon de 30 kw/h localizada no túnel central.

Lexus LC 500h

Lexus LC 500h (Foto: Yuri Rodrigues)
Lexus LC 500h (Foto: Yuri Rodrigues)

No estande da Lexus, veio passear o cupê híbrido LC 500h. O carro consiste em uma motorização a gasolina 3.5 V6 e 35,5 kgfm, além de outro motor elétrico associado à bateria de íons de lítio. Somados, chegam a 354 cv. A transmissão é automática de 4 marchas. No modo mais econômico, o uso do motor elétrico dispensa as duas primeiras marchas do câmbio.

Mercedes-Benz IAA

Mercedes-Benz IAA (Foto: Vanessa Goveia)
Mercedes-Benz IAA (Foto: Vanessa Goveia)

A Mercedes levou para o salão o Concept IAA, abreviação de (Intelligent Aerodynamic Automobile), que parece uma nave espacial de tão tecnológico. A característica mais marcante do modelo é que com o aumento da velocidade, a carroceria muda de forma, melhorando sua aerodinâmica, diminuindo assim o consumo de energia.

O IAA estende sua parte traseira, fecha as grades dianteiras, o spoiler dianteiro se retrai e as rodas tornam-se planas, tornando o carro mais largo e com melhor aerodinâmica.

Nissan VGT 2020

Nissan VGT 2020 (Foto: Layane Palhares)
Nissan VGT 2020 (Foto: Layane Palhares)

Desenvolvido em parceria com a Polyphony Digital, dos criadores do jogo Gran Turismo para PlayStation, o Concept 2020 Vision Gran Turismo já é uma criação conhecida desde 2014. Agora, porém, surge em uma nova cor vermelha e carrega a expressão da assinatura V-Motion da Nissan. Segundo a marca, o protótipo representa a “personificação de um carro de videogame”.

BMW X2 Concept

BMW X2 Concept (Foto: Yuri Rodrigues)
BMW X2 Concept (Foto: Yuri Rodrigues)

Um dos conceitos no Salão do Automóvel que antecipam um modelo próximo da BMW, é o X2 Concept. Com tração dianteira ULK compartilhada com a MINI, o X2 é semelhante ao X1, porém renovado. Além do tamanho mais curto, o modelo chama atenção pelo teto mais baixo, faróis com desenho mais alongado e características de hatch médio. Revestimentos plásticos nas laterais reforçam a sensação de robustez, em conjunto com as rodas de 21 polegadas calçadas por pneus esportivos.

Toyota C-HR

Toyota C-HR (Foto: Yuri Rodrigues)
Toyota C-HR (Foto: Yuri Rodrigues)

Para fechar a lista dos carros conceitos que debutaram no Salão do Automóvel, esteve o novo C-HR, veículo compacto que já é vendido na Europa em versões 1.2 turbo e híbrida, no entanto, a marca nega que o modelo será produzido ou vendido no Brasil.

Segundo o CEO da Toyota da América Latina, Steve St Angelo, a marca trouxe o C-HR para mostrar o design do conceito ao público brasileiro. “Vamos ver como o público recebe [o carro]”, disse.

Clique aqui e acompanhe mais notícias sobre o Salão do Automóvel 2016.

Últimas Notícias