Publicidade

Várias montadoras já estão prometendo acabar com os motores a combustão nos próximos anos. Mas, enquanto estamos caminhando para um futuro totalmente elétrico no mundo automotivo, temos no mercado os motores híbridos.

O carro híbrido já está no meio de nós há 10 anos. Ele é mais acessível do que um modelo 100% elétrico, por exemplo, e traz inúmeras vantagens para o motorista.

Mas, você sabe o que é um carro híbrido? Além disso, você sabe quais são as vantagens que esse modelo pode oferecer? Continue lendo este post para saber mais sobre os híbridos.

O que é e como funciona um carro híbrido?

O próprio nome já indica: o carro híbrido é o que funciona com dois tipos de motores. Um deles é elétrico e o outro é à combustão.

Dois motores? E como o carro híbrido funciona? Cada motor cumpre uma função no carro. O motor elétrico é o responsável por tirar o carro do lugar, fazer ele sair da inércia. Ou seja, quando você liga um carro híbrido, o motor elétrico funciona primeiro.

Vale destacar que quando você liga um carro híbrido não tem nada de som, sem ronco nenhum. O motor elétrico é completamente silencioso.

Já o motor à combustão, que funciona com gasolina (ou em alguns modelos com etanol também), vai assumir o papel quando houver necessidade de mais torque ou potência. Por exemplo, se você tentar subir o carro em uma ladeira ou pisar fundo no acelerador, buscando um aumento de velocidade repentino.

Outro ponto importante para se destacar é que a autonomia do motor elétrico de um carro híbrido é baixa. Por isso, o motor à combustão está sempre pronto para funcionar e não te deixar na mão.

As vantagens de um carro híbrido

Você viu acima o que é e como funciona um carro híbrido. Mas, qual a vantagem de ter um modelo com dois motores? Não é melhor ter um carro com apenas um motor?

Na verdade, o fato de você ter dois motores funcionando em um mesmo carro já é uma grande vantagem, comparado com um veículo convencional. Mas, essa nem é a principal vantagem.

Publicidade

Uma vantagem muito interessante de um modelo híbrido é em relação à durabilidade. Eles não precisam de embreagem, alternador e nem de um motor de partida, por exemplo. Com menos peças, menor é a necessidade de manutenção e, com isso, a durabilidade é maior.

Outro ganho com esse modelo de veículo é em relação à sustentabilidade, uma vez que a parte elétrica emite zero gás carbônico no ar. Tem pessoas que acham que isso não afeta em nada mas, no futuro, essa vantagem pode fazer uma grande diferença.

Por fim, não poderia deixar de citar aqui a economia. Como explicamos acima, a autonomia do motor elétrico não é tanta. Ou seja, você vai precisar do motor à combustão. Mas, mesmo assim, você vai economizar muito mais combustível do que um carro tradicional. Com pouco tempo de uso, você vai sentir a diferença no bolso.

Modelos de carros híbridos disponíveis no Brasil

  • Toyota Prius
  • Toyota Corolla Altis Hybrid
  • Toyota Corolla Cross XRV Hybrid
  • Lexus UX Luxury 250H
  • Volvo XC40 T5 Momentum
  • Honda Accord Hybrid
  • BMW 330e
  • Toyota RAV4H (HEV)
  • BMW X3 xDrive 30e
  • BMW X5 xDrive 45e

Gostou de saber mais sobre um carro híbrido. Agora, com essas informações, você investiria em um modelo assim ou continuaria com os carros convencionais, movidos a combustão?

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (
instagram.com/usadosbr)
YouTube (
youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (
linkedin.com/company/usadosbr)
Blog Usadosbr (blo
g.usadosbr.com)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui