A Audi apresenta o conceito activesphere, a fim de explorar sua visão de futuro da mobilidade. O SUV cupê possui direção autônoma, rodas dinâmicas, tração elétrica e autonomia que supera os 600 quilômetros.
Além disso, você pode transformar o SUV cupê de 4 portas em uma picape com um simples toque de botão. Com seus 4,98 metros de comprimento, amplo vão livre e rodas de 22 polegadas, o modelo revela todo o seu talento para o off-road.
Visual clean
O veículo conceito foi concebido e projetado pelo Audi Design Studio em Malibu, na Califórnia (EUA). Por isso, ele parece quebrar a barreira da racionalidade do projeto alemão com soluções que podem chegar nos futuros carros de produção.
Com generosos entre-eixos de 2,97 m, o carro conceito oferece espaço para todos os ocupantes. Por fora, é possível notar a ausência de maçanetas, retrovisores e tudo que gere arrasto aerodinâmico inclusive as calotas das rodas são ativas e se fecham na estrada para melhorar a aerodinâmica, enquanto no off-road se abrem para facilitar no arrefecimento. A carroceria possui formas fluidas e contínuas, como uma grade de vidro transparente.
Interior espaçoso e funcional
Ao entrar no conceito Activesphere, você encontra um visual clean e funcional. Quando ele entra no modo autônomo, o painel, volante e pedais desaparecem liberando um grande espaço de convivência. Se o motorista quiser retomar o controle da direção, o volante rapidamente retorna da sua posição sob o para-brisa – cada motorista pode ajustar individualmente a posição ergonômica ideal. Os controles MMI sem toque nas portas ficam sempre acessíveis aos olhos e à mão para controlar os vidros e os ajustes dos bancos.
Audi Activeshere pode virar picape
O conceito activesphere é responsável por cruzar fronteiras, o que significa que ele é um mestre de metamorfose. Se for necessário, o vidro traseiro transparente deslizante fica quase alinhado com o teto do activesphere. Ao mesmo tempo, o segmento inferior vertical da traseira dobra horizontalmente – isto abre uma ampla área de carga chamada de traseira ativa, que apresenta suportes para bicicletas elétricas, por exemplo.
Realidade aumentada
O conceito Activesphere tem os mundos real e digital sobrepostos. Com precisão óptica sem precedentes, mais alta resolução e excelente contraste, o sistema coloca as superfícies e displays de controle, invisíveis a olho nu, no campo de visão do motorista.
Em outras palavras, o usuário pode visualizar o conteúdo virtual, que inicialmente serve somente para informação. Se o usuário focar seus olhos sobre a informação, demonstrando assim interesse, o sistema exibe informação mais detalhada. O conteúdo torna-se um elemento ativo e interativo, logo que o usuário estiver focado e se ativa com gestos.
Motorização
Os motores elétricos, nos eixos dianteiro e traseiro da tração nas quatro rodas, entregam juntos uma potência total de 325 kW, aproximadamente 442 cv, e um torque de 720 Nm. A bateria de 100 kWh tem carregamento rápido, chega em 80% em 25 minutos e autonomia de 600 km. O veículo conceito apresenta ainda suspensão adaptativa a ar Audi com amortecedores adaptativos.