Afinal, você sabe a diferença entre os tipos de motores de carros?

Quando vamos comprar um carro, geralmente uma das primeiras perguntas que fazemos ao vendedor está relacionada ao motor. O modelo é potente? É econômico? Tem boa aceleração e retomada?

Em geral, o funcionário nos responde citando um número, que pode ser 1.0, 1.4, 1.6, etc. Nada mais errado que isso! Existem diversas diferenças entre os tipos de motores de carros que devem ser levadas em consideração na hora de fazer a escolha por um veículo específico.

Neste post, selecionamos algumas informações sobre os tipos de motores de carros para que você não erre na escolha. Confira!

O que significa ser 1.0, ou 1.4, ou qualquer outro número?

Quando você está diante de um veículo 1.0, este número representa apenas um diminutivo do número de cilindradas do motor. 1.0 significa 1.000 cilindradas, 1.4, 1.400 cilindradas, 1.5, 1.500 cilindradas, e assim por diante. E você sabe o que significa cilindrada?

Os motores a combustão possuem cavidades chamadas cilindros, onde ocorre a mistura do ar e do combustível que faz o automóvel andar. A queima entre esses dois elementos produz a movimentação dos pistões para cima e para baixo dentro dos cilindros, movimentando o restante do motor.

Portanto, a cilindrada nada mais é do que a capacidade de um motor de suportar o movimento constante dos pistões dentro dele.

Então, quanto mais cilindradas, mais potência e menos economia?

Antigamente, era possível associar a cilindrada à potência, pois o funcionamento do carro era inteiramente baseado no motor. Assim, se um carro era capaz de suportar mais cilindradas do que outro, a sua potência era, consequentemente, maior.

Hoje em dia, a tecnologia transformou essa afirmação em mito. Aliás, as fábricas vêm buscando justamente o contrário: produzir motores menores, com menos capacidade cúbica, mas com mais potência. Dessa forma, é possível garantir desempenho, bom rendimento na cidade e na estrada, economia e menos poluição ao meio ambiente.

Basta ver os modelos esportivos atuais. Antigamente, era comum que os esportivos trouxessem motores enormes, de oito cilindros e 4.300 cilindradas. Atualmente, é possível vermos modelos 1.0, como por exemplo Up! TSI, da Volkswagen, fazendo frente a carros com motores bem maiores que o dele.

Então, devo optar por qual modelo?

Isso depende do seu objetivo e do seu desejo como consumidor. Mas há alguns mitos que podem ser esclarecidos. Os motores 1.0 chegaram ao mercado brasileiro no início da década de 90, com fama de econômicos e mais baratos.

Um carro 1.0 é mais econômico do que um carro 1.6, atualmente? Depende muito da sua realidade. Se você mora em uma cidade com muitos morros, o carro 1.0 vai exigir que você acelere mais para enfrentar os aclives, e consequentemente, gaste mais combustível. O mesmo ocorre na estrada: um carro 1.0 a 110km/h estará muito mais perto do seu limite de giro do que um carro de cilindrada maior.

O fato é que, atualmente, independentemente dos tipos de motores de carro, existe uma enorme gama de veículos no cardápio de todas as montadoras. Para escolher um, você precisa analisar quais são as suas necessidades: você tem família grande? Viaja muito? Só anda na cidade? Usa o carro para trabalhar? São perguntas que você deve se fazer antes de se colocar diante de um vendedor para escolher o seu carro novo.

Gostou das nossas dicas sobre os tipos de motores de carros? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Últimas Notícias