6 dicas para se proteger de golpes na internet

Estamos cada vez mais conectados e comprar ou vender produtos se tornou ainda mais fácil com as novas tecnologias. Porém, toda essa facilidade também serve para pessoas praticarem golpes na internet.

Aqui no usadosBR, por exemplo, nós conectamos pessoas interessadas em comercializar ou adquirir um veículo de uma forma rápida, fácil e segura. Mas, sabemos que, infelizmente, algumas pessoas usam do potencial da internet para cometer crimes.

Por isso, vamos dar algumas dicas que te ajudarão a identificar possíveis golpes. Confira:

Não informe dados via WhatsApp

Golpes na internet: clonagem do WhatsApp

Um golpe muito comum é o da pessoa que pede um código de verificação do WhatsApp para fazer uma clonagem. Mas, Como funciona? 

  • O golpista pega o número da vítima no anúncio;
  • Ao tentar clonar, o WhatsApp envia um código de verificação para o telefone da vítima;
  • O golpista entra em contato dizendo que esse código é para validação do anúncio;
  • Ao fornecer a combinação, o criminoso consegue ativar o WhatsApp em outro aparelho.

Por isso, é importante lembrar que a UsadosBR não solicita validação de anúncio através do WhatsApp. Caso receba alguma mensagem pedindo algum código de confirmação, não informe. Trata-se de uma tentativa de golpe.

Uma dica importante: faça a verificação em duas etapas do WhatsApp. Assim, você pode se proteger de problemas  como esse. Basta ir nas configurações do aplicativo, em conta e confirmação em duas etapas.

Não faça pagamento antecipado

O criminoso cria um anúncio com todas as informações do veículo e as fotos, mas com um valor inferior, tornando o anúncio mais atrativo.

Quando a vítima entra em contato, o golpista pede um valor antecipado para que o carro fique reservado. 

Uma vez feito o depósito, o golpista remove o anúncio da plataforma de anúncios e desaparece. 

O nosso conselho é: não faça nenhuma transferência ou depósito sem antes ver se o veículo anunciado realmente existe.

Confira também as nossas dicas infalíveis para você negociar carros novos ou usados.

Placa e RENAVAM do veículo

Algumas plataformas pedem a placa e o RENAVAM do veículo justamente para que golpes na internet sejam evitados. 

Com essas informações, a empresa pode fazer uma verificação completa do anúncio. Assim, a autenticidade pode ser comprovada. 

O site UsadosBR sempre pede essas duas informações ao anunciante no momento da criação do anúncio, justamente para que o usuário saiba que o veículo realmente existe.

Vale lembrar que as informações não são exibidas no site. No entanto, é feita uma verificação junto ao Detran para comprovar todos os dados informados. Com isso, o anunciante e o comprador fazem uma negociação segura.

Preços abaixo do mercado

Se a oferta está generosa demais, com um preço muito baixo comparado com os preços praticados no mercado, desconfie!

Pode ser que o veículo seja roubado ou clonado e o golpista está tentando passar ele para frente.

Por isso, exija uma vistoria cautelar feita por empresas cadastradas pelo Detran. Temos algumas dicas para avaliar a procedência do veículo que você vai comprar.

A vistoria verifica numeração do chassi e motor, histórico de sinistros e outras informações. Com esses dados é possível identificar se o veículo foi clonado ou tem algum tipo de fraude ou restrição

Pode ser também que o anúncio seja falso e o carro nem exista, por isso o preço atrativo. 

A nossa dica é: colete o máximo de informações possíveis e peça para ver o carro pessoalmente. Somente assim será possível confirmar a veracidade do anúncio.

Dicas de como comprar um veículo usado

Evite gastos futuros

Viu o anúncio na internet, se informou sobre o veículo e as informações conferem? É hora de vê-lo!

Mas, se não for uma negociação com uma empresa, marque encontros em locais movimentados, que ofereça um ambiente seguro.

Essa dica é importante tanto para quem está comprando como para quem está vendendo.

Além disso, se possível, leve um mecânico para conferir o estado de conservação do veículo. Se você não tem um mecânico de confiança, confira as nossas dicas para escolher uma boa oficina.

Golpistas podem tentar vender um carro ou moto com defeitos ou problemas e não informar isso no anúncio.

Por isso, conferir o bom funcionamento do produto antes de efetuar qualquer transação financeira é importante para que você não tenha problemas no futuro.

Transações financeiras suspeitas

Dica para quem está comprando: nunca deposite valores em contas estranhas. Por exemplo: o anúncio informa que o veículo pertence a uma loja. No entanto, a conta enviada pelo vendedor é em nome de uma pessoa física.

Se a loja está vendendo, provavelmente eles possuem uma conta de pessoa jurídica (CNPJ). Então, certifique todos os dados enviados e só deposite após ter certeza que as informações conferem.

Agora, se você está vendendo, tome muito cuidado com o golpe do envelope vazio. É mais uma modalidade de golpes na internet que precisa de muita atenção. Mas, como acontece esse golpe?

O criminoso vai ao banco e insere um envelope vazio no caixa. Em seguida, ele mostra o comprovante e o induz a pensar que o dinheiro foi depositado

Então, a vítima entrega o produto, descobrindo mais tarde que caiu em uma armadilha, pois o envelope estava vazio. 

Dica para não cair neste golpe: confirme junto ao banco se o valor depositado foi devidamente descontado ou se está bloqueado. Se estiver bloqueado, trata-se de golpe.

Entregue o veículo somente após a certificação do crédito na sua conta bancária.

Além disso, não confie em “prints” de comprovantes de pagamentos. Esse tipo de imagem pode ser facilmente editada.

Informações pessoais

Nunca repasse dados pessoais (fotos, documentos) por aplicativos de mensagem sem ter a certeza de que você está negociando com uma pessoa de confiança.

Com uma cópia do seu documento, o golpista pode praticar o crime de Falsidade Ideológica, se passando por você para enganar outras pessoas. 

Além disso, não envie fotos dos documentos do veículo. Com elas, o criminoso pode falsificar um anúncio e praticar crimes usando os dados do seu carro.

Dica extra – Golpes na internet utilizando o nome de empresas com credibilidade

Nesse caso, o golpista cria um anúncio falso em plataformas de compra e venda. Ele coloca um preço atrativo e oferece excelentes condições de pagamento. 

Além disso, o criminoso se apresenta como vendedor de alguma loja, tudo isso para passar mais credibilidade. Ele coleta dados na internet, como CNPJ e endereço, faz fotos em frente as lojas e anuncia como se fosse um funcionário da empresa.

Ele também possui cópias de documentos pessoais de outra pessoa. Tudo isso para ganhar a confiança do interessado.

Em seguida, o golpista pede uma parte do valor antecipado, para reservar o carro. Ao depositar, o anúncio desaparece da plataforma. 

Por isso, a nossa dica é: levante o maior número de informações possíveis. Ligue na loja e confirme se existe aquele anúncio, se a pessoa que anunciou realmente trabalha na empresa e não deposite nenhuma quantia até que os dados se confirmem.

Com as dicas acima, você pode identificar possíveis golpes na internet com mais facilidade e, assim, fazer uma compra ou venda de forma segura.

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Twitter (twitter.com/UsadosBR)
Revista UsadosBR (revista.usadosbr.com)

Últimas Notícias