Vai pegar a estrada no feriadão? Veja 10 itens para checar no seu carro

Malas prontas para viajar no feriado? Antes de pegar a estrada, faça um check up no carro para checar o funcionamento das partes vitais do carro, garantindo uma viagem mais segura e sem imprevistos. Alguns precisam ser vistos por um mecânico dentro das revisões periódicas, como freio e suspensão, por exemplo. Mas você pode evitar muitos problemas dando uma olhada em casa.

Veja, abaixo, 10 itens que você deve revisar antes de pegar a estrada:

  • Combustíveis e lubrificantes – Abasteça em postos conhecidos por você e não deixe o combustível muito tempo parado no tanque antes de pegar a estrada.
  • Filtros de ar e óleo – Efetue a troca desse sistema conforme indicado no manual do proprietário. Trocar o óleo, por exemplo, sem a troca do filtro, diminui a vida útil do lubrificante.
  • Limpador de para brisas – Parece um item menos importante para checar, mas elas também devem ser testadas. Cheque se as lâminas e as borrachas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros. Lave a borracha das palhetas apenas com água. Caso chova na estrada, o bom funcionamento desse item de segurança é imprescindível.
  • Freios – São, obviamente, componentes que precisam de uma atenção redobrada do condutor. O nível do fluído de freio e possíveis vazamentos devem sempre ser checados. Se houver ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro, peça uma avaliação mais minuciosa. Já na estrada, o motorista deve sempre observar o painel eletrônico do veículo.
  • Suspensão – O sistema de amortecimento e estabilidade do veículo é tão importante quanto o dos freios. Além dos amortecedores, as molas, as buchas, as bandejas, os pivôs e os terminais também merecem inspeção para evitar que você saia da sua rota. Por isso, é importante observar com atenção se existem vibrações ao volante. Nesse caso, pode ser que uma roda esteja desbalanceada ou com a direção desalinhada.
  • Correia dentada – A substituição preventiva desse elemento, segundo os fabricantes, deve ser efetuada (em média) a cada 50 mil km. Mas uma verificação em cada 15 mil km pode apontar trincas e desgastes indicando a necessidade de troca. O rompimento desta peça pode danificar gravemente o motor.
  • Radiador – Respeite a data limite de troca do líquido de arrefecimento do motor. E peça para seu mecânico conferir o funcionamento da válvula termostática, do radiador, da bomba d’água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura no painel.
  • Sistema elétrico, faróis e lâmpadas – Para viajar com segurança, é importante também fazer um checar a bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. A manutenção, por meio de revisões regulares e testes de desempenho, garante seu funcionamento e evita surpresas desagradáveis na hora de dar a partida, por exemplo.
  • Pneus – É importante verificar as condições dos pneus e do estepe periodicamente. Faça rodízio para equilibrar os desgastes irregulares. O balanceamento é indicado quando você sentir vibrações no volante. Atente-se também ao pneu cantando, que pode indicar desalinhamento. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo também podem indicar problemas
  • Ferramentas e acessórios – Mesmo com a revisão em dia, esteja preparado para imprevistos. Confira se os acessórios de emergência estão no carro, em bom estado: triângulo, chave de roda, macaco, estepe e extintor, que deve estar dentro do prazo de validade.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Últimas Notícias